Ligue

(96) 3223-5810

Segunda a Sexta

08:00 - 12:00

14:00 - 18:00

Comunicado

Por: Admin em: 12/05/2020

COMUNICADO

SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS NAS INDÚSTRIAS URBANAS DO ESTADO DO AMAPÁ – STIUAP.

ASSEMBLEIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS E DELIBERATIVAS PARA APRECIAR A PROPOSTA DA ELETROBRAS ELETRONORTE NO PROCESSO AÇÃO DE CUMPRIMENTO 0000196-65.2020.5.10.0001 – DEFINIÇÃO DE QUADROS DE REFERÊNCIA DA ELETROBRAS ELETRONORTE.

Companheiro/a,

Como sabemos, nas negociações ocorridas no ano de 2019 com vistas a renovar o Acordo Coletivo Nacional e Termo de Compromisso, além do Acordo Coletivo Específico, a Eletrobras impôs a redução dos quadros de empregados e empregadas das empresas do Sistema Eletrobras, através da alteração da cláusula 7ª do ACT Nacional retirando uma imposição de submeter à discussão com os sindicatos, caso tivesse que efetuar demissões em massa.

 

Infelizmente a imposição em alterar essa cláusula, bem como de outras mais, foi a tática usada pela Eletrobras e seguida fielmente pelas demais empresas do sistema, sem que se ouvisse nenhuma manifestação contrária dos diretores das empresas.

 

O resultado dessa imposição foi que o somatório dos quadros das empresas Eletrobras teve que ser limitado a 12.500 a partir de janeiro de 2020, e 12.088 a partir de maio do mesmo ano.

 

Como sabemos, a Eletrobras holding impôs à Eletronorte o maior sacrifício dentre as empresas do sistema no tocante à diminuição do seu quadro, coube à referida empresa, desligar 670 empregados, de um total de 2715 empregados/as, cerca de 24,5% do quadro de empregados da empresa.

 

A Eletrobras implantou PDC com limite de adesão em dezembro de 2020, onde cerca de 309 empregados da Eletrobras Eletronorte foram pressionados a aderir, diga-se de passagem, o PDC na Eletrobras Eletronorte teve a maior adesão proporcionalmente, dentre as demais empresas do sistema Eletrobras.

 

Todavia, mesmo tendo atingido o numero suficiente de trabalhadores, a Eletrobras impôs a demissão de mais 61 trabalhadores, o que segundo o entendimento das entidades sindicais componentes do SINDINORTE, não correspondia com a verdade, motivo pelo qual ajuizamos ação trabalhista na 21ª Vara do Trabalho em Brasília e conseguimos suspender as demissões que a Eletrobras e SEST pretendiam impor aos nossos quadros.

 

Em função da ação ajuizada, a empresa apresentou uma proposta onde o desligamento dos trabalhadores não mais seria feito em janeiro, ou mesmo em maio de 2020, mas, a partir de setembro/2020, mediante algumas condições contidas na proposta.

 

O SINDINORTE e as suas entidades componentes precisarão levar essa proposta para apreciação aos/às seus/suas associados/as em assembleias, por tal motivo, convocamos desde já a todos e todas para deliberar essa proposta.

 

É de amplo conhecimento que estamos passando por uma pandemia provocada pelo SARS COV-2, causador do Coronavírus, que já levou a óbito mais de 10 mil pessoas em nosso país.

 

Por orientação das autoridades sanitárias, estão proibidas aglomerações de pessoas, o que impede de realizarmos assembleias presenciais, motivo pelo qual as nossas assembleias serão realizadas via videoconferência.

 

O STIUAP optou por realizar as assembleias por meio do aplicativo zoom (https://us02web.zoom.us/), por tal motivo orientamos que vocês instalem o respectivo aplicativo em seu computador, notebook ou celular para que seja possível participar das assembleias e votar na proposta a ser encaminhada pela empresa, o STIUAP já lançou Edital informando que as assembleias serão realizadas no período de 13 a 20/05/2020.

 

A partir do dia 13.05.2020, o STIUAP informará as datas e horários das assembleias por meio das suas redes sociais (whatsapp, e-mail, facebook e site).

 

Macapá-AP, 12/05/2020

 

Saudações sindicais.


Jedilson Oliveira

Presidente do STIUAP



Fonte
Leia na integra.
 

Compartilhe com seus amigos


Leia também

Convênio

Parceria -STIU-AP & Estácio🤝Que tal começar sua faculdade e ainda ganhar uma Bolsa de 100% durante 6 meses?A Estácio vai sortear somente para as instituições conveniadas 3 Bolsas de Estudos de 100...

Continuar leitura

CONVÊNIO UNOPAR

Até o dia 30 de julho vc ingressa na Unopar Macapá  com bolsa de 50%. Faz vestibular gratuito e tem a garantia de empregabilidade com o canal conecta. Recebe todos os livros impressos gratuitamen...

Continuar leitura

SENADO APROVA PROJETO DE LEI 4.162/19 E...

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústria Urbanas do Estado do Amapá, representando os trabalhadores e trabalhadoras da Caesa, vem a público lamentar e repudiar a aprovação, pelo Senado, do Projeto...

Continuar leitura

Assembleia ordinária cea

EDITAL DE CONVOCAÇÃO 003/2020 – STIUAPASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA Pelo presente Edital, ficam convocados todos (as) os (as) trabalhadores (as), integrantes da categoria, da Companhia de Eletricidade do...

Continuar leitura